Carteira Nacional de Habilitação

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quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Discutindo sobre ..

Na última aula do professor André, realizamos uma atividade em sala na qual o professor nos trouxe o que primeiramente nos remetia a um cartão postal para analisarmos, como só tínhamos oito cartões, outros dois grupos fizeram a atividade se baseando na imagem de uma embalagem de suco.

Após o tempo de análise, o professor sugeriu que cada grupo falasse sobre cada elemento do documento em sua análise Diplomática e Tipologia, visto isso no momento em que os grupos foram falando sobre os elementos, o professor foi nos corrigindo e pontuando as ordens relacionadas aos elementos de análise diplomática - Espécie, Formato, Gênero - respectivamente. A partir daí, foi levantado séries de discussões, primeiramente sobre o vocabulário com relação a qual a ordem que devemos iniciar a análise do documento, a dúvida seria se utilizaríamos a palavra denominação para caracterizar o documento, neste sentindo depois de várias tentativas do professor em nos “alertar” conseguimos entender que se você quer intitular uma característica específica para o documento use o campo TÍTULO para isso.  O professor também nos alertou sobre a diferença em caracterizar os elementos espécie e formato que em algumas vezes serão complementos um do outro. Outro fator muito importante, este em relação à imagem da embalagem de suco, foi a interpretação dos metadados presentes nas propriedades da imagem, através desse fator que o professor levantou a questão sobre a cadeia de custódia da imagem, ou seja, conceito sobre a inviolabilidade das informações referentes a este documento.

Após todas essas explanações o foco da aula retomou ao conceito da importância em se discutir sobre os elementos de análise Diplomática e Tipológica, como por exemplo, discutir sobre o fato de guardar o documento pelo valor sentimental é documento de arquivo, e documentos que não são caracterizados documentos de arquivos não vão para o plano de classificação.

Conceitos relacionados às diferenças entre dossiê e processo, onde aquele se trata de conjuntos documentais e este sobre conjunto de documentos que possui início, tramitação e fim.
A importância de todas essas discussões nos levou a entender no final da aula que muitos documentos são analisados de maneira errônea, no início deste texto expliquei que a atividade proposta seria a análise de um cartão postal, depois de todas as explicações o professor finalizou a aula abordando o conceito de que análise de conteúdo é diferente de análise de função, e que na verdade o suposto cartão postal trata-se de um cartão publicitário “disfarçado de cartão postal” lembrando que essa última caracterização foi intitulada pela nossa turma rsrs. 

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