Carteira Nacional de Habilitação

Carteira Nacional de Habilitação

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Diversidade de tipologias


Bom dia gente!!
A atividade proposta consiste em relacionar os textos dos autores referenciados na disciplina Diplomática e Tipologia documental e escolher qual o melhor modelo para que possamos trabalhar com o documento escolhido no blog.

Antes da escolha desse modelo, foi por meio desse texto que compreendemos melhor as características dos variados formatos de identificação dos documentos que cada autor de diferentes lugares apontam. Mariano García inicia o texto definindo o estudo de identificação das séries que são utilizadas para classificar, descrever, selecionar, acessar e difundir a documentação. Entretanto existem as diferenças de um modelo para o outro, visto que alguns generalizam a documentação e outros vão além, abarcando mais detalhadamente as características dos documentos. É impressionante como existem vários modelos sendo utilizados, isso nos remete a pegunta no qual não se poderia padronizar essas definições? Todavia o próprio autor aponta que as novas publicações de modelos implica que mesmo com tantas variações de tipologias, ainda assim não é um tema encerrado.

De acordo com o que lemos e aprendemos em sala de aula, a melhor definição de modelo para utilizarmos com o documento Carteira Nacional de Habilitação, seria o do Grupo de Madrid que o autor Mariano García Ruipérez relaciona em seu texto. Pois levando em consideração não somente os modelos apresentados por Mariano García, como também pelos outros autores visto em sala de aula concluímos que a CNH se encaixa melhor nas definições deste modelo. Como o próprio autor pontua, o modelo é baseado e dividido em dez funções que são elas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário