Carteira Nacional de Habilitação

Carteira Nacional de Habilitação

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Trabalho final - DTD

Realizando a última blitz


      Durante esse semestre aprendemos a analisar o documento identificando suas características diplomáticas e tipológicas. 

         A análise diplomática consiste na análise dos elementos estruturais e formais de um documento, tais como: formato, gênero, forma, espécie e suporte. Já a análise tipológica (espécie + função documental) se ocupa das séries documentais.

         Nós do grupo Blitz, escolhemos trabalhar com a Carteira Nacional de Habilitação para realizarmos as duas análises e trabalhar durante esse semestre de acordo com o que foi proposto pelo Professor Dr. André Lopez. 


       A Carteira Nacional de Habilitação tem como principal função mostrar que um motorista esteja habilitado a conduzir um veículo, desde que esteja dentro do prazo legal. Porém, é necessário que a CNH tenha os sinais de validação específicos para que ela tenha validade.

         O grupo é formado pelos alunos Daniel Oliveira, Edílson Júnior, Poliana Castro e Ruan Yordan e escolhemos a CNH com a abordagem principal de estudar os sinais de validação, autenticidade e veracidade através de algumas postagens, realizando as análises diplomáticas e tipológicas. 

      A Disciplina Diplomática e Tipologia Documental foi conciliada com a Disciplina Arquivo Permanente 1, e identificamos a possibilidade da CNH ser preservada em um Arquivo Permanente do DETRAN e de um fundo pessoal do condutor. 

Assim, temos o objetivo de relacionar Arquivologia e CNH.


A relação entre Arquivologia e CNH

     De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), Arquivo pode ser caracterizado como:

1. Um conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza dos suportes; 

2. Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos; 

3. Instalações onde funcionam arquivos.

       A Carteira Nacional de Habilitação atesta a aptidão de um cidadão para conduzir um veículo motorizado e é concedida somente para pessoas maiores de 18 anos, que passam por alguns processos de formação até estarem aptas para enfrentar o trânsito brasileiro. O DETRAN é o órgão responsável pela emissão da CNH. Para possuir esse documento, o candidato deve passar por exames de aptidão física e mental, ter aulas teóricas e práticas, participar das aulas práticas acompanhado de um instrutor devidamente cadastro e claro, ser aprovado no exame prático e teórico.

         A CNH traz informações importantes, como nome completo do portador, filiação e data de nascimento do cidadão, foto colorida e número de registro geral e Cadastro de Pessoa Física - CPF.

Conseguimos entender a análise extrínseca (diplomática) da CNH:

- Suporte: Papel (Material no qual são registradas as informações.) 

- Gênero: Textual e Imagético 

- Formato: Carteira (Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e informação conteúdo de um documento.)

- Forma: Original 

Conceitos de acordo com Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005).

- Sinais de validação: Holograma, brasão da República, número identificador da CNH, entre outros. (marcam a autenticidade de atos e documentos'' (LOPEZ, 2012)
 


Já a análise intrínseca (tipológica) da CNH leva em conta as suas atribuições, funções, atividades. São elas:

- Sua principal função, arquivisticamente falando, é servir como prova que um condutor está apto a dirigir um automóvel.

- Qual a finalidade da CNH? É um documento oficial, que atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos, sendo de porte obrigatório ao condutor do veículo. Serve também como documento de identidade oficial em todo território nacional.

- O produtor arquivístico é quem vai ficar com a CNH. Por exemplo: O condutor que está apto a dirigir o veículo automotor.
- O emissor da CNH é o DETRAN.

     Depois de alguns trabalhos dentro do contexto de Diplomática e Tipologia, podemos observar que o estudo da Arquivologia é mais amplo do que imaginávamos. Tentamos discutir e analisar o máximo de informações em relação a Diplomática e Tipologia dentro do contexto da CNH, buscando os sinais de validação, como os descritos nos textos do Professor André, que nos ajudaram a contextualizar tais sinais.
      O grande desafio do nosso grupo foi colocar em prática os conceitos dentro da CNH, também, nos possibilitando a entender diversos tipos de documento, que no início do semestre, para nós, não eram documentos. Como exemplo: Entendemos o conceito das séries documentos, que é uma sequência ordenada de um mesmo tipo documental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário